Trailer mostra os belos dinossauros do Jurassic World Evolution

Imagem
Durante a Gamescom deste ano a Frontier Developments causou alguma surpresa ao anunciar que estava trabalhando na criação de um jogo da franquia Jurassic World. O que causou espanto em alguns foi o fato do jogo ser do tipo “gerenciamento de parque”, talvez por associarem a desenvolvedora apenas ao desenvolvimento do simulador espacial Elite Dangerous. Porém, além do estúdio britânico ter nos dados recentemente o excelente Planet Coaster, ele possui um bom histórico com o gênero, tendo criado o Thrillville, o Coaster Crazy e dois RollerCoaster Tycoon. Contudo, faltava eles darem maiores detalhes sobre o Jurassic World Evolution e durante um evento realizado no último final de semana isso finalmente aconteceu. Para começar, vamos falar um pouco sobre a mecânica do jogo. A primeira coisa que faremos ao iniciar uma partida será enviar pesquisadores para diversas partes do mundo com o intuito de escavar fósseis. Isso será fundamental para criarmos novos dinossauros através da

Ovos de dinossauro demoravam até seis meses para chocar



Longo período de incubação pode ter contribuído para extinção desses animais


RIO — Entre os humanos, a gestação dura cerca de nove meses, mas em apenas 42 dias um avestruz deixa o ovo. E quanto tempo durava a incubação de um dinossauro? De acordo com um estudo liderado por pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida, esse período variava entre três e seis meses, dependendo da espécie. E essa demora pode ajudar a explicar por que esses gigantes do passado não sobreviveram aos eventos de extinção.

— Alguns dos maiores enigmas sobre os dinossauros pertencem à embriologia. Praticamente nada é conhecido disse Gregory Erickson, professor da Universidade Estadual da Flórida e líder do estudo publicado esta semana no periódico “Proceedings of the National Academy of Sciences”. — Os seus ovos incubavam lentamente como seus primos répteis, crocodilianos e lagartos? Ou rapidamente, como os dinossauros vivos, os pássaros?


Até então, os cientistas teorizavam que a incubação dos dinossauros era similar a dos pássaros, cujos ovos chocam entre 11 e 85 anos. Porém, répteis modernos de tamanho comparável demoram duas vezes mais para nascerem, levando de semanas a muitos meses. Como os ovos dos dinossauros são muito grandes, com alguns pesando cerca de 4 quilos, os cientistas acreditavam que eles deveriam incubar rapidamente, com os pássaros herdando essa característica.

Erickson e sua equipe, que conta com colegas da Universidade de Calgary, no Canadá, e do Museu Americano de História Natural, decidiram testar essas teorias. Para isso, analisaram raros fósseis de embriões de dinossauros.

— O tempo dentro do ovo é parte crucial do desenvolvimento, mas esse estágio inicial é pouco conhecido porque os embriões de dinossauros são raros — disse Darla Zelenitsky, pesquisadora na Universidade de Calgary e coautora do estudo. — Embriões têm o potencial de nos dizer como os dinossauros se desenvolviam e cresciarm nos seus primeiros dias de vida e se são mais parecidos com aves ou répteis nesse quesito.

Os pesquisadores analisaram embriões de duas espécies diferentes. O Protoceratops, um dinossauro pequeno, do tamanho de uma ovelha, encontrado no deserto de Gobi, na Mongólia, cujos ovos pesavam apenas 194 gramas; e o Hypacrosaurus, um gigante que viveu em Alberta, no Canadá, com ovos pesando mais de 4 quilos. As mandíbulas em formação foram escaneadas para análise da dentição. Depois, alguns dentes foram extraídos para análise em sofisticados microscópios. Nessas amostras, os cientistas encontraram o que procuravam: linhas de crescimento dos dentes mostraram precisamente há quanto tempo os dinossauros estavam nos ovos.

— Estas linhas são estabelecidas quando os dentes de qualquer animal se desenvolvem — explicou Erickson. — Elas são como os anéis de uma árvore, mas se formam diariamente. Nós pudemos, literalmente, contá-las para ver há quanto tempo os dinossauros estavam se desenvolvendo.

Os resultados mostraram que o período de incubação demorava cerca de três meses para o pequeno Protoceratops e seis meses para o gigante Hypacrosaurus. E as implicações para essa demora no desenvolvimento dos embriões dos dinossauros são consideráveis. A incubação prolongada coloca os ovos e os pais em risco de predadores, fome e outros fatores ambientais.

O longo desenvolvimento dos embriões também coloca por terra a teoria de que alguns dinossauros faziam ninho nas regiões temperadas do Canadá e depois migravam para o Ártico durante o verão. Isso seria impossível por causa da longa incubação.

Mas a principal ramificação do estudo será a relação com a extinção dos dinossauros. Como essas criaturas de sangue quente exigiam muitos recursos para alcançar a vida adulta, levavam mais de um ano para amadurecer e tinham longo período de incubação, elas deveriam ter uma desvantagem competitiva em relação a outros animais que sobreviveram aos eventos de extinção em massa.

— Nós suspeitamos que nossas descobertas têm implicações para o entendimento de por que os dinossauros foram extintos no fim do período Cretáceo, enquanto anfíbios, aves, mamíferos e outros répteis sobreviveram e prosperaram — disse Erickson.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História e imagens dos dinossauros

Informações sobre Fósseis

Carnotauro ou Carnotaurus