O maior de todos os tempos. Este é o cartão de visitas do Patagotitan mayorum, nova espécie de dinossauro descrita em estudo publicado nesta terça-feira na revista “Proceedings of the Royal Society B”. Com mais de 69 toneladas, 37 metros de comprimento e seis metros de altura, ele foi o maior dos dinossauros conhecidos e, provavelmente, o maior animal vertebrado a andar sobre a Terra.
Os fósseis de seis indivíduos foram encontrados em 2012 no sul da Argentina, mas só agora a espécie foi descrita pelos paleontólogos. O nome escolhido se refere à região da descoberta, o deserto da Patagônia, e à palavra de origem grega “titã”, usada para descrever grandeza. O imenso saurópode viveu há 102 milhões de anos, e tinha massa equivalente a 12 elefantes africanos, os maiores animais terrestres existentes hoje.
As dimensões são estimadas com base nos ossos das pernas e dos braços. Apenas o fêmur do Patagotitan mede cerca de 2,5 metros, e pesa meia tonelada. Com esses números, o Patagotitan supera o Dreadnoughtus, que até então detinha o título de maior dinossauro conhecido, também superando as 60 toneladas.
— Havia uma pequena parte da família que enlouqueceu no tamanho — comentou à Associated Press Diego Pol, do museu de paleontologia Egidio Feruglio, na Argentina, e coautor do estudo.
Segundo o pesquisador, o famoso Tyrannosaurus rex e outros grandes carnívoros “parecem anões quando quando comparados com esses titanossauros gigantes”.
— É como colocar um leão ao lado de um elefante.
Outras espécies de titanossauros são conhecidas pela paleontologia, mas o Patagotitan é uma nova espécie, de um novo gênero. A região da Argentina também abrigou outro gigante, o Argentinosaurus, um dos maiores dinossauros conhecidos.
— Eu não acho que eles eram assustadores. Provavelmente, eram animais gigantes e lentos — disse Pol. — Levantar, andar por aí e tentar correr são desafios para grandes animais.
A questão é: como esses dinossauros ficaram tão grandes? Essa é uma resposta que os cientistas ainda perseguem, mas, segundo Pol, provavelmente tem alguma relação com uma explosão de plantas floridas durante o período, que ofereciam um bufê livre para os dinossauros.
Comentários
Postar um comentário