Há aproximadamente 245 milhões de anos, durante a era Mesozoica, a Terra foi habitada pelos maiores animais que já existiram em nosso planeta: os dinossauros. Os diversos animais que habitavam a Terra naquela época foram extintos.
Especialistas acreditam que esta extinção pode ter sido causada pelo resfriamento da Terra nesse período, que propiciou a formação de geleiras enormes ao redor do planeta, fazendo com que o volume de água em rios e lagos diminuísse drasticamente. Não se sabe de fato o que aconteceu.
A hipótese mais aceita é a de que um asteroide de mais ou menos 14 km de diâmetro se chocou com a Terra na região do México, formando uma enorme nuvem de poeira que cobriu a Terra durante muito tempo, impedindo que as plantas fizessem fotossíntese e assim causando uma reação em cadeia que mais tarde resultaria na morte de praticamente todos os animais daquela época.
Mas será que todas essas histórias que são contadas tem algum fundo de verdade? Saiba que muitas não. Por isso, conheça as 4 mentiras que te contaram sobre os dinossauros!
1. Brilhantes e coloridos
Quando imaginamos dinossauros, logo vem na nossa cabeça que eles têm grandes escamas e são verdes com o esteriótipo parecido com répteis modernos – crocodilos e jacarés, não é mesmo? Na realidade alguns pesquisadores afirmam que eles foram brilhantes, coloridos e cobertos de penas. Aposto que você nem chegou a pensar nessa possibilidade!
2. Antebraços fracos e inúteis
Você já deve ter escutado que os pequenos antebraços dos Tiranossauros Rex eram simplesmente apêndices inúteis. Mas quem pensa isso está enganado! Esses antebraços contribuíram para suas enormes proporções – por muito tempo o Tiranossauro foi considerado o maior terópode conhecido, pois nenhum animal descoberto na época chegava a ter as suas proporções.
3. Brontossauros não existiram
Você pode ter aprendido que o pescoço comprido, do “lagarto trovão” é chamado de brontossauro, mas ele realmente nunca existiu. Mas precisamente, o nome surgiu após uma confusão sobre a montagem de um esqueleto que era na verdade um Apatosaurus. O paleontólogo teve o crânio errado sobre o espécime e nomeou-o brontossauro, mas não foi um novo dinossauro – era apenas um Apatosaurus com a cabeça de um camarassauro. O nome brontossauro continuou na cultura, mas nenhum cientista utilizou para nomear um dinossauro específico.
Durante décadas, os cientistas acreditavam que os dinossauros tinham o sangue frio como os répteis modernos. Mas os cientistas australianos afirmam que, se os dinossauros tinham sangue frio , eles não teriam tamanha força muscular. Como mais evidências foram encontradas, elas mostram que os dinossauros eram carnívoros. E seus movimentos rápidos eram por causa de seus sangues quentes.
E aí, você imaginou que esses dinossauros eram tão diferentes?
Fonte:
Ranker
Comentários
Postar um comentário