Trailer mostra os belos dinossauros do Jurassic World Evolution

Imagem
Durante a Gamescom deste ano a Frontier Developments causou alguma surpresa ao anunciar que estava trabalhando na criação de um jogo da franquia Jurassic World. O que causou espanto em alguns foi o fato do jogo ser do tipo “gerenciamento de parque”, talvez por associarem a desenvolvedora apenas ao desenvolvimento do simulador espacial Elite Dangerous. Porém, além do estúdio britânico ter nos dados recentemente o excelente Planet Coaster, ele possui um bom histórico com o gênero, tendo criado o Thrillville, o Coaster Crazy e dois RollerCoaster Tycoon. Contudo, faltava eles darem maiores detalhes sobre o Jurassic World Evolution e durante um evento realizado no último final de semana isso finalmente aconteceu. Para começar, vamos falar um pouco sobre a mecânica do jogo. A primeira coisa que faremos ao iniciar uma partida será enviar pesquisadores para diversas partes do mundo com o intuito de escavar fósseis. Isso será fundamental para criarmos novos dinossauros através da

'Família Dinossauros' estreava há 25 anos, Veja 15 curiosidades da série

Um dos maiores sucessos dos anos 90, o programa mostrava o dia a dia da família Silva Sauro e estreou dia 26 de abril de 1991


A típica família norte-americana já se tornou inspiração para diversas obras, inclusive animadas, como Os Simpsons e Uma Família da Pesada. Porém, dois anos antes de Steven Spielberg reviver o fascínio dos dinossauros com o inesquecível Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros em 1993, uma atração fez a alegria de crianças e adultos na TV.

Família Dinossauros chegou às telas dos EUA há exatos 25 anos, no dia 26 de abril de 1991. Mostrando a vida da família Silva Sauro, podíamos nos identificar com o pai, Dino, a dedicada mãe, Fran, e seus três filhos: o metido a malandro Bob, a vaidosa Charlene e o caçula Baby, que fincou um dos bordões mais famosos do entretenimento: "Não é a mamãe!"
“65 horas de trabalho por semana para apenas 23 minutos de episódio

O programa trazia vários elementos clássicos de uma tradicional família moderna: um pai que luta para pagar as contas, uma mãe dedicada em manter todos unidos e que questiona seu papel de dona de casa/mãe/esposa, um jovem preocupado em impressionar as garotas, uma adolescente que quer ficar mais bonita e um bebê com energia e travessuras quase fora do comum.

Os coadjuvantes também davam shows à parte: sr. Richfield (como o chefe apavorante de Dino), Zilda (a sogra de língua mordaz que vivia às alfinetadas com Dino), Roy (o tiranossauro bonzinho que era melhor amigo de Dino), Mônica (amiga de Fran e amor de Roy) e Carlão (o amigo cheio de malícia de Bob, filho mais velho dos Silva Sauro). Enfim, uma crítica deliciosa ao "american way of life" e uma sátira da sociedade e dos costumes da classe média não só nos EUA, mas capaz de ser identificada em outros países.

Roy, Mônica e Carlão também davam as caras na série (Foto: Reprodução)


Os humanos, ainda na Idade da Pedra, faziam aparições pontuais como os verdadeiros selvagens daquele universo. Além do público, Família Dinossauros também conquistou a crítica, que lhe deu o Emmy de 1991 na categoria Melhor Direção de Arte.

O INÍCIO

A ideia original de Família Dinossauros partiu de Jim Henson (1936-1990), que se encantou com sua própria criação: o La Choy Dragon, que estrelou comerciais de uma marca de comida na Ásia.

Mago criador também dos Muppets e dos personagens da Vila Sésamo, Henson se uniu à Disney pela primeira vez e, junto de Michael Jacobs (escritor que também faz sucesso na Broadway) e o empresário Bob Young, deu vida ao programa.

Outra inspiração para Henson com relação aos dinossauros animatronics foi a tecnologia do filme As Tartarugas Ninjas, de 1990.

Infelizmente, Henson, que morreu tragicamente de pneumonia em 1990, com apenas 53 anos, não chegou a ver uma de suas grandes obras ir ao ar.

Jim Henson (Foto: Reprodução)

TECNOLOGIA
Os anos 90 já estavam bem avançados com relação à tecnologia, mas o 3D realístico ainda estava longe de acontecer. Com o que se tinha à mão na época, o trabalhão que Família Dinossauros dava à equipe não era brincadeira.

Para se ter uma ideia da complexidade dos bonecos animatronics (que misturavam fantasia com robótica), apenas seis funcionários da Henson Creature Workshop ficavam responsáveis por dar vida aos dinossauros, gerando nada menos que 65 horas de trabalho por semana para apenas 23 minutos de episódio. Um piloto (primeiro episódio experimental) custaria nada menos que 6 milhões de dólares!




Família Dinossauros (Foto: Reprodução)

No set, qualquer tipo de registro das gravações ficou proibido durante a primeira temporada, já que fotos com os manipuladores dos bonecos poderia afastar o público infantil e prejudicar a audiência do programa. Já pensou se algum pequeno visse alguém metade dinossauro e metade humano? Ou cabeças sem corpos mexendo olhos e boca?

Inclusive, vestir e tirar as roupas que gerariam os personagens de Família Dinossauros eram tarefas tão difíceis que muitos preferiam ficar com elas, tirando até cochilos nos intervalos ou até mesmo durante as cenas. Afinal, as expressões faciais ficavam a cargo de controle remoto, com direito a microfone e fones de ouvido para que pudessem contracenas uns com os outros.

Confira um vídeo dos bastidores:

                                        

EXIBIÇÃO
No Brasil, Família Dinossauros estreou em 1992 na Rede Globo e o sucesso foi tanto que ganhou também os domingos na emissora.

Depois também passou pelo SBT (2003-2005), pela Band (2007 a 2011, com alguns hiatos) e, em agosto de 2014, voltou a ser exibida pelo Canal Viva e continua sendo reapresentada às 11h da manhã, de segunda a sexta, com reprises às 3h45 da madrugada.


MINA DE OURO DO MERCHANDISING
Em 1993, o sucesso de Família Dinossauros, exibida durante o saudoso TV Colosso, era tão grande que o merchandising explodiu, com venda de bonecos, chaveiros, camisetas, álbum de figurinhas (estima-se que cerca de 40 milhões de envelopes de figurinhas foram vendidos) e até um LP chamado Baby mania, que foi gravado pelos dubladores.


LP, bonecos e até álbum de figurinhas foram vendidos pegando carona no programa (Foto: Reprodução)
CURIOSIDADES

- Baby, o personagem mais famosos do programa, foi inspirado no filho mais novo do produtor e escritor Bob Young que, inclusive, costumava dizer o bordão "Não é a mamãe!" ao papai famoso


- A série tinha um cunho moral, com tramas que incentivavam o respeito ao meio ambiente, o não uso de drogas, além de um não ao preconceito social e ao racismo (entre dinossauros e humanos)

- O programa trazia paródias de atrações do mundo real, como o dinossauro de programa infantil Blarney, referência óbvia ao roxo Barney, um fenômeno entre os pequenos até hoje. Assim como na vida real, muitos adultos de Família Dinossaurosnão suportavam o personagem. Viciados em televisão, os Silva Sauro ainda conferiam programas como DTV (Dino Television, paródia da MTV), DPSN (Dinossauros and Sports Programming Network, referindo-se à ESPN) e A Pequena Princesa do Fundo do Mar, sátira do filme A Pequena Sereia.

Blarney parodiava o dinossauro roxo Barney (Foto: Reprodução)

DNN (Dino News Network) parodiava a emissora CNN (Foto: Reprodução)

- O criador da música de abertura foi Bruce Broughton, que já era um sucesso no cinema. Ele foi até indicado ao Oscar de Melhor Trilha pelo seu trabalho no filmeSilverado (1985), mas perdeu para Entre Dois Amores, estrelado por Meryl Streep eRobert Redford.

- Dino inicialmente foi criado mais assustador, com direito a expressão carrancuda e charuto na boca. Mas os produtores acharam que isso poderia assustar a criançada. Ele, então, foi substituído por um estilo mais bonachão, com formas mais arredondadas e olhar mais doce

Dino tinha visual bem mais assustador que o que ganhou as telinhas (Foto: Reprodução)

- Sete episódios produzidos na quarta e última temporada (Scent of a Reptile, Earl and Pearl, Life in the Faust Lane, Variations on a Theme Park, Working Girl, Into the Woods e Georgie Must Die!), só foram ao ar depois do fim oficial da série e da sua sindicalização

- Muitos dos personagens não tiveram suas espécies reveladas. Mas sabe-se que Dino é um Megalossauro, Fran é um Alossauro, Richfield é um Tricerátopo e Roy é umTiranossauro

- A adaptação dos nomes dos personagens para o público brasileiro também aconteceu. Dino, no original, era Earl, Zilda era Ethyl e Bob era Robbie. Fran, Charlene e Baby (que nas duas temporadas também era chamado de Junior) permaneceram assim. Sinclair, sobrenome da família, mudou para Silva Sauro.

- Muitos dos nomes dos personagens são referência a empresas de petróleo, como Sinclair (os Silva Sauro), Hess (sobrenome de Roy), GP e Phillips (último nome da vovó Zilda)

- No episódio Black Widower, na terceira temporada de Os Simpsons, a família assiste a um programa que lembra Família Dinossauros. Bart, então, diz que aqueles personagens são uma cópia da família Simpson. Vale lembrar que Os Simpsons estreou dois anos antes da saga dos Silva Sauro

Até episódio de 'Os Simpsons' já fez referências a 'Família Dinossauros' (Foto: Reprodução)

- Por se passar na pré-história, os calendários da série funcionavam de trás para a frente, com anos diminuindo ao invés de aumentarem

- No episódio Conduzindo Miss Zilda, de 1994, há uma paródia a Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros combinado com Conduzindo Miss Daisy. Dino e Zilda são abordados por um dinossauro aparentemente feroz, com direito a barofada na janela do carro e copo de bebida se mexendo por conta dos passos do grandalhão. O Exorcista também é homenageado no episódio A Terrível Criança de Dois Anos, em que Baby vira a cabeça a 360 graus em seu segundo aniversário

Programa também homenageou 'Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros' (1993) (Foto: Reprodução)

Família Dinossauros homenageou também 'O Exorcista' (Foto: Reprodução)

- Na dublagem brasileira, Fran ganhou a voz de Maria Helena Pader (a Cruela de101 Dálmatas); Marisa Leal, a Ariel de A Pequena Sereia, deu vida a Baby, e o atorJosé Santa Cruz emprestou sua voz a Dino

- Com queda na audiência em sua última temporada, as discussões de um filme inspirado no programa foram encerradas e Família Dinossauros foi cancelada por conta do altíssimo custo de produção do programa (com investimentos tecnológicos e figurinos complexos). A Disney, temendo uma crise no ano seguinte, optou pelo fim da série

José Santa Cruz dublou Dino (Foto: Reprodução)

Maria Helena Pader emprestou sua voz a Fran (Foto: Reprodução)

Marisa Leal conquistou o Brasil ao dublar o divertidíssimo Baby (Foto: Reprodução)

O 'ÚLTIMO' EPISÓDIO
A cena final de Família Dinossauros foi lançada no dia 20 de julho de 1994, mas não foi o último do programa. Com o título Mudando a Natureza, o episódio foi proibido em alguns países por ser considerado cruel e, quando foi ao ar, trazia um aviso aos espectadores sobre seu conteúdo.

Dino, o patriarca da família, se torna responsável pela era do gelo e extinção da sua espécie depois de usar muito veneno para salvar uma plantação de uvas de uma infestação de besouros. Com isso, destrói toda a vegetação e dá início à era glacial. Um adeus de cortar o coração dos fãs.

Assista:



Cena do episódio que mostra dinossauros diante da era glacial (Foto: Reprodução)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História e imagens dos dinossauros

Jurassic Park Operation Genesis Versão 1.0

Informações sobre Fósseis